Transformando Arte em Vinho - Baron Philippe de Rothschild
Por: Arthur Azevedo - Revista TAM - 08/2013
A atração da arte pelo vinho beira o irresistível. Muitos quadros famosos, como o clássico Baco Menino, de Caravaggio, retratam a mitologia que cerca essa bebida. Diversas vinícolas se aproveitaram desse fato para construir galerias de arte em suas dependências, mas nenhuma levou essa ideia tão longe como o Château Mouton Rothschild, um dos cinco Premier Grand Cru Classé de Bordeaux, vinícola idealizada pelo Barão Philippe de Rothschild.
A primeira iniciativa de Philippe nesse sentido se deu em 1924, quando colocou no rótulo da primeira safra do Mouton uma citação do artista Jean Carlu. No entanto, essa ação só se transformaria em marca registrada em 1945: o Barão passou a estampar uma obra original nos rótulos de cada safra. Nascia, assim, uma das mais exclusivas coleções de arte do planeta, que reúne artistas como: Picasso, Miró, Chagall, Braque, Bacon e Dalí, um acervo que costuma viajar o mundo em exposições itinerantes.
Neste ano, os quadros ganharam nova residência - a Sala das Pinturas para os Rótulos, situada ao lado da nova sala de vinificação. Agora, eles são exibidos em vitrines especialmente criadas pelo deisgner Francis Lacloche, junto aos rótulos originais de cada uma das safras. Na propriedade fica também o fantástico Museu do Vinho em Arte, alojado em uma antiga sala de barricas, onde são expostas peças relacionadas ao vinho tais como esculturas, tapeçarias medievais, entalhes em marfim, baixelas de prata e porcelanas japonesas, chinesas e persas, entre outras antiguidades. Ambas as atrações são abertas ao público, mediante reserva.
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR E COMEÇAR A RECEBER A DEVINUM NEWS