O terroir de onde saiu o Pinot Noir Escaleras de Empedrado 2012
ARTIGO DO DIA – Nada melhor para conhecer um vinho do que saber de onde ele saiu, ou seja, seu terroir. Terroir engloba o clima, o solo, o trato deste solo, o manejo das parreiras e as próprias parreiras, dando um conjunto que mais ou menos define esta palavra francesa.
Nesta minha última visita ao Chile, onde o motivo maior era o julgamento dos vinhos e destilados para o famoso “Concours Mondial de Bruxelles”, após as degustações matinais, a programação do concurso para com os jurados, nos conduzia para visitar vinícolas, conhecer mais alguns vinhos, curiosidades locais da gastronomia, turismo, e em uma destas visitas, fomos ao Fundo Empedrado, propriedade da Miguel Torres Chilena, perto de Constitución, cerca de 180 Km de Curicó, onde fica a sede da vinícola e apenas 26 km do mar em linha reta.
São mais de 350 ha depois de anos de pesquisas e buscas por solos parecidos com estes conhecidos no Chile como ”piedra laja” ou laje para nós, ou “licorella” como é conhecida na Espanha, nossa ardósia, na verdade, que permitem alta drenagem de águas e concentram grande quantidade de calor solar.
Esse Pinot Noir é resultado de 20 anos de um projeto que a Miguel Torres Chile vem desenvolvendo e que culminou com a descoberta de uma nova região – D.O. Empedrado. Vinho potente, mais escuro que os Pinot convencionais, mas não busquem borgonhas fora da Borgonha como sempre digo certo? Mineral ele tem e muito, o grafite é evidente, marcado, alguma carne, sanguíneo, especiarias, frutado, para mim, vinho que deve acompanhar gastronomia.
Precisava falar dele, pois o conheci faz algum tempo, mas a como a produção ainda é muito pequena, creio que não estejam trazendo para o Brasil, será preciso ligar diretamente e perguntar se têm e qual o preço, que na ocasião ainda não estava fechado. Agora para mim faz todo sentido, depois de ver o solo e presenciar a natureza local. Lembrei-me do meu almoço agradável sempre na companhia dos amigos da Devinum.
Devinum: devinum.com.br
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão
Confira a matéria:
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR E COMEÇAR A RECEBER MENSALMENTE O JORNAL ON-LINE DEVINUM