Bodegas Torres ganha prêmio internacional por apostar em energias renováveis.
A revista britânica The Drinks Business celebra o Green Awards em Londres e concede a Torres um novo reconhecimento
Bodegas Torres foi premiada por seu trabalho ambiental na quinta edição do Green Awards, concedido pela revista britânica The Drinks Business, publicação de referencia para os profissionais do setor de bebidas mundial. Especificamente ele foi reconhecido "A implementação de energias renováveis" (‘The Renewable Energy Implementation Award’), uma nova categoría que patrocina Carbon Zero Consulting para premiar aquelas empresas que demonstram redução de carbono mediante o uso de energias renováveis.
Segundo John Findlay, membro do júri e diretor geral de Carbon Zero Consulting: "Bodegas Torres atuou categoricamente às alterações climáticas, a instalação de sistemas de produção de energia e calor a partir de fontes renováveis em seus armazéns em todo o mundo. Menção especial a sua abordagem inovadora para o uso de aparas e outros desperdícios para caldeira de biomassa, o que reduz em 85% o consumo de gás em sua adega Pacs del Penedès ".
Miguel A. Torres, presidente da Bodegas Torres e 4ª geração: "Este prêmio é um reconhecimento dos esforços que estamos fazendo para se adaptar às alterações climáticas, que tem efeitos evidentes na videira, pois é uma planta extremamente sensível." Ele acrescenta: "Estamos a adaptar a viticultura e compra de terras em maior altitude e latitude, mas também tentamos contribuir para minimizar os seus efeitos com a utilização de energias renováveis."
Miguel A. Torres foi precisamente quem decidiu intensificar as ações ambientais da empresa e conduzir, em 2007, a implementação do projeto Torres & Terra, que já investiu 10 milhões de euros no fim de reduzir em 30% emissões de CO2 por garrafa em 2020. O projeto centra-se, entre outros, reduzir o consumo de energia e, gradualmente, substituir a energia fóssil por fontes de energia renováveis nas adegas que Torres tem na Espanha, Chile e Califórnia.
Em sua principal adega em Vilafranca del Penedès, 30% da energia consumida já vem de fontes renováveis, um fato que tem contribuído significativamente para a redução da pegada de carbono forma, que é atualmente de 10%. Instalações de energia renováveis no porão de Pacs del Penedès 12.000m2 composto por painéis fotovoltaicos, painéis solares para produzir água quente e uma caldeira de biomassa que se alimenta de videiras e vinhas velhas, peles e arranhões e silvicultura. Ele também destaca o uso de um trem de energia solar-elétrico para visitas turísticas, o primeiro de seu tipo usado por uma vinícola em Espanha.
Outras vinícolas da empresa incluem instalações de energia renovável. Isto aplica-se para a adega na Rioja Alavesa, que cobre 50% das necessidades de energia com a energia produzida por painéis fotovoltaicos, uma caldeira de biomassa e turbinas de vento verticais. Na Califórnia, a vinícola de propriedade de Marimar Torres, 4ª geração, é 100% solar, enquanto no Chile, está em execução um projeto para poligeração solar, que é a produção simultânea de calor e refrigeração solar.
Ao longo da história dos Prêmios de Green Awards de The Drinks Business, Bodegas Torres ganhou outros prêmios: "Green Business of the Year" ("Empresa Verde do Ano") em 2010 e "Melhor liberação ecológica" (" Melhor Lançamento verde '), com a sua gama de habitat em 2013. Miguel A. Torres também recebeu um prêmio por sua carreira (Lifetime Achievement) em 2011.
Os prêmios de 2015, foram divididos em sete categorias, o prêmio aconteceu em Londres na terça-feira 21 de Abril. Carbono Zero Consulting, patrocinador do prémio "A implementação de energias renováveis" que recebeu Bodegas Torres, é uma empresa de consultoria independente fundada em 2007 por John especializada na gestão de Findlay energia renovável.
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR E COMEÇAR A RECEBER MENSALMENTE O JORNAL ON-LINE DEVINUM